O que é?
A Terapia da Fala em Crianças e Jovens é a área da Saúde responsável pelo rastreio, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com as áreas da comunicação, linguagem, fala, leitura, escrita, motricidade orofacial, voz e deglutição em todas as faixas etárias.
Nas crianças e jovens, as principais áreas de intervenção são:
- Respiração perdominantemente oral;
- Alterações da postura da língua em repouso e na deglutição;
- Dificuldades na percepção e descodificação de estímulos auditivos;
- Dificuldades em mater o discurso em ambientes ruidosos;
- Dificuldades de leitura;
- Dificuldades de escrita;
- Dificuldades de interacção e comunicação;
- Atrasos no início da fala;
- Dificuldades de expressão;
- Alterações fonéticas (sons da fala), tais como trocas, omissões ou distorções;
- Dificuldade em formular frases;
- Alterações vocais frequentes (ex. rouquidão).
O que é?
A Terapia da Fala em Crianças e Jovens é a área da Saúde responsável pelo rastreio, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com as áreas da comunicação, linguagem, fala, leitura, escrita, motricidade orofacial, voz e deglutição em todas as faixas etárias.
Nas crianças e jovens, as principais áreas de intervenção são:
- Respiração perdominantemente oral;
- Alterações da postura da língua em repouso e na deglutição;
- Dificuldades na percepção e descodificação de estímulos auditivos;
- Dificuldades em mater o discurso em ambientes ruidosos;
- Dificuldades de leitura;
- Dificuldades de escrita;
- Dificuldades de interacção e comunicação;
- Atrasos no início da fala;
- Dificuldades de expressão;
- Alterações fonéticas (sons da fala), tais como trocas, omissões ou distorções;
- Dificuldade em formular frases;
- Alterações vocais frequentes (ex. rouquidão).
A Primeira Consulta de Terapia da Fala com Crianças
Na primeira consulta serão recolhidas informações de interesse clínico e realizada uma avaliação com o objectivo de obter um diagnóstico sobre as possíveis causas e severidade do problema.
Caso se confirme a necessidade de acompanhamento terapêutico será proposto um plano de intervenção personalizado, adequado às necessidades específicas. Este plano pode incluir terapia individual directa e/ou indirecta através da orientação e suporte familiares.
A eficácia e sucesso da terapia dependerá tanto do envolvimento do paciente como da família.
A Primeira Consulta de Terapia da Fala com Crianças
Na primeira consulta serão recolhidas informações de interesse clínico e realizada uma avaliação com o objectivo de obter um diagnóstico sobre as possíveis causas e severidade do problema.
Caso se confirme a necessidade de acompanhamento terapêutico será proposto um plano de intervenção personalizado, adequado às necessidades específicas. Este plano pode incluir terapia individual directa e/ou indirecta através da orientação e suporte familiares.
A eficácia e sucesso da terapia dependerá tanto do envolvimento do paciente como da família.
Sabia que:
A duração do acompanhamento terapêutico proposto depende de vários fatores. No entanto, para a maioria dos casos, quanto mais precoce o diagnóstico e início do acompanhamento terapêutico melhores os resultados.
Perguntas
Frequentes
A fala é o ato motor de produzir sons, balbucios e ruídos. Ao uso e sentido que damos à fala dá-se a designação de linguagem, que requer tanto competências de compreensão como de expressão.
A linguagem é, por isso, a capacidade de transmitir ideias, pensamentos, opiniões e desejos, de forma estruturada e com o vocabulário correto.
A comunicação é um conceito mais abrangente que inclui a fala, a linguagem, expressões faciais e corporais, gestos, tom de voz, entre outros, permitindo a transmissão de uma mensagem/informação entre dois ou mais interlocutores. São por isso três conceitos distintos mas que se relacionam entre si.
Se com um ano de idade o seu filho: (1) é silencioso; (2) não usa gestos, nem sons para obter o que quer; (3) não balbucia (ex. “mama…babababa”); (4) não responde ao nome quando o chamam; (5) não brinca e (6) não expressa o “não”, é recomendável realizar uma avaliação de Terapia da Fala.
Alguns dos sinais de alterta para o atraso na aquisição da fala e linguagem aos 2 anos são: (1) a criança não interage com as pessoas à sua volta; (2) não explora o meio envolvente; (3) não explora objetos/brinquedos; (4) faz muitas birras pela frustração de não se conseguir comunicar; (5) não usa frases espontâneas de 2 palavras; (6) parece não compreender o que lhe é dito; e (7) não aponta, não usa gestos e nem mostra o que quer.
Em caso de dúvida, uma avaliação da fala e linguagem atrravés da ralização de uma consulta de diagnóstico de Terapia da Fala permitirá dissipar dúvidas e ajudar no desenvolvimento da criança.
A aprendizagem de uma nova palavra é progressiva e é normal que no início a criança não a consiga pronunciar de uma forma totalmente perceptível já que a aprendizagem de um conjunto de novos sons não ocorre em simultâneo. Entre os 2 e os 3 anos de idade é expectável que 50 a 70% da fala do seu filho seja perceptível. Até aos 3 anos os sons /m/, /p/, /d/, /t/, /n/, /nh/, /k/, /g/, /f/,/v/, /s/, /z/, /j/ e /x/ já deverão estar adquiridos.
Em caso de dúvida, uma avaliação da fala e linguagem através da realização de uma consulta de diagnóstico de Terapia da Fala permitirá dissipar dúvidas e ajudar no desenvolvimento da criança.
- Respiração com ruído e sensação de “nariz entupido”;
- Lábios entreabertos durante o dia e/ou noite;
- Lábios secos e gretados com alterações de coloração;
- Língua em posição baixa, na base da boca, em repouso;
- Narinas estreitas ou inclinadas;
- Aparência de cansaço e olheiras;
- Alterações na oclusão dentária, mordida aberta ou cruzada;
- Palato (“céu-da-boca”) alto e estreito;
- Sono agitado;
- Ressona ou respiração ruidosa;
- Infeções respiratórias frequentes;
- Comer de boca aberta e/ou muito devagar;
- Queixas de boca seca e/ou necessidade de beber água com muita frequência.
Sempre que não estamos a comer ou falar, a língua deve repousar no “céu-da-boca” com a ponta atrás dos dentes incisivos e com os lábios selados (fechados).
Esta posição natural da língua permite o correcto crescimento craniofacial e a manutenção adequada de todas as funções orais, nomeadamente a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.
Perguntas
Frequentes
A fala é o ato motor de produzir sons, balbucios e ruídos. Ao uso e sentido que damos à fala dá-se a designação de linguagem, que requer tanto competências de compreensão como de expressão.
A linguagem é, por isso, a capacidade de transmitir ideias, pensamentos, opiniões e desejos, de forma estruturada e com o vocabulário correto.
A comunicação é um conceito mais abrangente que inclui a fala, a linguagem, expressões faciais e corporais, gestos, tom de voz, entre outros, permitindo a transmissão de uma mensagem/informação entre dois ou mais interlocutores. São por isso três conceitos distintos mas que se relacionam entre si.
Se com um ano de idade o seu filho: (1) é silencioso; (2) não usa gestos, nem sons para obter o que quer; (3) não balbucia (ex. “mama…babababa”); (4) não responde ao nome quando o chamam; (5) não brinca e (6) não expressa o “não”, é recomendável realizar uma avaliação de Terapia da Fala.
Alguns dos sinais de alterta para o atraso na aquisição da fala e linguagem aos 2 anos são: (1) a criança não interage com as pessoas à sua volta; (2) não explora o meio envolvente; (3) não explora objetos/brinquedos; (4) faz muitas birras pela frustração de não se conseguir comunicar; (5) não usa frases espontâneas de 2 palavras; (6) parece não compreender o que lhe é dito; e (7) não aponta, não usa gestos e nem mostra o que quer.
Em caso de dúvida, uma avaliação da fala e linguagem atrravés da ralização de uma consulta de diagnóstico de Terapia da Fala permitirá dissipar dúvidas e ajudar no desenvolvimento da criança.
A aprendizagem de uma nova palavra é progressiva e é normal que no início a criança não a consiga pronunciar de uma forma totalmente perceptível já que a aprendizagem de um conjunto de novos sons não ocorre em simultâneo. Entre os 2 e os 3 anos de idade é expectável que 50 a 70% da fala do seu filho seja perceptível. Até aos 3 anos os sons /m/, /p/, /d/, /t/, /n/, /nh/, /k/, /g/, /f/,/v/, /s/, /z/, /j/ e /x/ já deverão estar adquiridos.
Em caso de dúvida, uma avaliação da fala e linguagem através da realização de uma consulta de diagnóstico de Terapia da Fala permitirá dissipar dúvidas e ajudar no desenvolvimento da criança.
- Respiração com ruído e sensação de “nariz entupido”;
- Lábios entreabertos durante o dia e/ou noite;
- Lábios secos e gretados com alterações de coloração;
- Língua em posição baixa, na base da boca, em repouso;
- Narinas estreitas ou inclinadas;
- Aparência de cansaço e olheiras;
- Alterações na oclusão dentária, mordida aberta ou cruzada;
- Palato (“céu-da-boca”) alto e estreito;
- Sono agitado;
- Ressona ou respiração ruidosa;
- Infeções respiratórias frequentes;
- Comer de boca aberta e/ou muito devagar;
- Queixas de boca seca e/ou necessidade de beber água com muita frequência.
Sempre que não estamos a comer ou falar, a língua deve repousar no “céu-da-boca” com a ponta atrás dos dentes incisivos e com os lábios selados (fechados).
Esta posição natural da língua permite o correcto crescimento craniofacial e a manutenção adequada de todas as funções orais, nomeadamente a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.